Compartilhe este texto

MANAUS Depois de cirurgia no coração, paciente idosa deixa UTI

Por Portal Do Holanda

10/08/2015 14h16 — em
Amazonas



Recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta segunda-feira (10), a paciente de 85 anos submetida ao implante de válvula transapical (TAVI), procedimento inédito na região Norte, realizado no último sábado (08), na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, que é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam). A intervenção foi realizada com a participação de especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovalscular e da equipe da própria fundação.  De acordo com o secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza, a paciente está internada, mas já na área de enfermaria, em recuperação.

Pedro Elias destacou que a via de acesso usada para o procedimento também foi uma inovação. “Pelas condições de saúde da paciente, não era possível chegar ao local de implantação da válvula fazendo a incisão na região da virilha. Por isso, os médicos optaram por usar a ponta do coração. Foi feita uma incisão de três centímetros na lateral do peito, puncionando a ponta do coração e introduzindo a válvula através de guias", informou o secretário. O tipo de intervenção realizado pelos médicos de forma inédita na região é indicado quando o paciente é de alto risco, não sendo recomendada a cirurgia tradicional – caso de idosos, pessoas com cirurgia prévia, com outras doenças associadas, como as pulmonares, acidentes cardiovasculares ou cardíacos.

A cardiologista Magali Arrais, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular,  e orientadora do processo de implantação deste procedimento na Fundação do Coração Francisca Mendes, explica que,  na cirurgia convencional, é necessário abrir o peito do paciente,  dissecar, canular  o coração, desviando o sangue do órgão e também do pulmão para a máquina de circulação extracorpórea, a fim de proceder ao implante da válvula. “Além de ser mais trabalhoso e demorado, o método tradicional traz um risco mais elevado a esses pacientes, muitas vezes, levando a óbito“, salienta Magali.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas