Compartilhe este texto

Manaus apresenta projeto de Ecobarreiras na COP30 como modelo contra poluição

Por Portal Do Holanda

04/11/2025 16h19 — em
COP30


Foto: Divulgação

Manaus/AM- O projeto das ecobarreiras instaladas nos igarapés de Manaus será uma das principais iniciativas da gestão municipal levadas à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.

O prefeito David Almeida (Avante), durante inspeção na ecobarreira do igarapé do Mindu nesta terça-feira, destacou o impacto ambiental das 12 estruturas em funcionamento: elas retêm cerca de 300 toneladas de resíduos sólidos por mês, impedindo que o lixo chegue ao Rio Negro e, consequentemente, ao oceano.

As ecobarreiras, implementadas há 23 meses, são consideradas uma solução simples e eficaz para a gestão de resíduos da capital amazonense.

Lixo Retido: Em 2024 (janeiro a junho), 1,6 mil toneladas de resíduos foram recolhidas pelas estruturas. Em 2023, o total chegou a 2,8 mil toneladas.

Redução no Rio Negro: A operação das ecobarreiras resultou em uma redução drástica nos resíduos retirados diretamente do Rio Negro. A média mensal de lixo retirado por transbordo caiu de 600-700 toneladas para 300-400 toneladas.

O prefeito David Almeida ressaltou que a apresentação na COP30 demonstra o investimento da cidade em soluções para a preservação de mananciais, frente ao desafio da gestão de resíduos sólidos.

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, salientou que, embora as ecobarreiras sejam cruciais para evitar obstruções e alagamentos (causados por descartes como carcaças de geladeiras), a conscientização da população é fundamental.

"A natureza está cobrando, são as pessoas que ainda não se conscientizaram que podem ajudar se elas deixarem de fazer isso," apelou o secretário.

A Semulsp anunciou que, nos próximos dias, será instalada uma nova ecobarreira no igarapé 13 de Maio, no bairro Educandos, próximo à feira da Panair, reforçando o sistema de contenção de lixo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: COP30

+ COP30