Compartilhe este texto

Mais de 28 mil alunos da Semed participarão da Prova Brasil

Por Portal Do Holanda

07/11/2015 10h35 — em
Amazonas



A partir de segunda-feira, 9, até o dia 13 deste mês, mais de 28 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, de 292 escolas da rede municipal de ensino, participarão da Prova Brasil. A média de desempenho na Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc), como também é conhecida a Prova Brasil, além da taxa de rendimento de aprovação do aluno, são usadas para chegar ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta, estipulada pela Prefeitura de Manaus, é a de que a capital amazonense fique entre as dez capitais mais bem avaliadas do país.

Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os 20.081 alunos do 5º ano e 8.422 alunos do 9º ano, totalizando 28.503 alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, além do questionário do aluno. A avaliação terá duração de duas horas e 30 minutos e será acompanhada por aplicadores do Ministério da Educação (MEC) e professores das escolas. 

De acordo com a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Núbia Pinto Breves, houve diversos encontros com chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs) para estimular a participação de todos os alunos das escolas que receberão a avaliação. Ela destacou, ainda, que para a escola ter seus resultados divulgados é necessário 80% de participação dos alunos na prova, com base nas informações do Censo Escolar.

Fotos: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas