Mais de 20 mil cirurgias foram realizadas em meio à pandemia em Manaus

Por Portal do Holanda

26/02/2021 4h22 — em Amazonas

(Foto: Pixabay)

Manaus/AM - Mais de 20 cirurgias eletivas e de urgência foram realizadas, nos meses de dezembro de 2020 e janeiro deste ano, nas unidades de saúde de Manaus, conforme dados do Governo do Amazonas.

O balanço aponta que durante os meses mais críticos para a saúde do Amazonas, os procedimentos voltados a pacientes não-Covid foram positivos. Ao todo, foram realizadas 2.519 cirurgias eletivas, aquelas que podem ser planejadas com antecedência. Já o número de cirurgias de urgência realizadas nos dois meses foi de 17.589, totalizando 20.108 procedimentos cirúrgicos.

Com o planejamento, foi possível reorganizar o fluxo de pacientes nas unidades e reforçá-las, tanto em número de leitos e salas como em equipe médica. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, situado na zona leste de Manaus, por exemplo, passou a atender a demanda de pacientes não-Covid do HPS Platão Araújo e aumentou de três para cinco o número de salas cirúrgicas. 

Uma das ações criadas pelo Governo do Amazonas, como parte do plano de contingência, para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) foi o programa Giro de Leitos, que desde outubro do ano passado vem ajudando a reduzir, consideravelmente, a fila de espera para cirurgias eletivas.

O plano segue sendo executado nos três grandes HPS de Manaus no horário de 19h à 1h, para que a taxa de ocupação de prontos-socorros esteja dentro da capacidade ideal. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas