Compartilhe este texto

Mais de 10 mil pneus são recolhidos das ruas e empresas são notificadas por descarte irregular

Por Portal Do Holanda

14/10/2025 13h40 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semulsp

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus recolheu, em setembro, cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em ruas, igarapés e terrenos baldios da cidade. A ação faz parte do programa de limpeza urbana e fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Na última sexta-feira (10), oito empresas foram autuadas por não comprovarem a destinação correta do material.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou a importância da colaboração da população e do setor empresarial. “O número de pneus retirados mostra que o descarte irregular ainda é grande. Precisamos da colaboração de todos — empresas, comerciantes e população — para que esse material tenha o destino correto”, afirmou.

A Prefeitura alertou que empresas que vendem ou trocam pneus devem encaminhar os produtos usados a locais licenciados para reciclagem ou coprocessamento, evitando impactos ambientais, como alagamentos e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O material recolhido é enviado à Reciclanip, entidade sem fins lucrativos reconhecida pelo Ibama e responsável pela destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis em todo o país.

Após a triagem, os pneus são encaminhados para processamento em cimenteiras e indústrias especializadas, onde podem ser utilizados como combustível alternativo ou transformados em produtos reciclados, como pisos, tapetes e solados de calçados. A população pode colaborar denunciando pontos de descarte irregular pelo Disk Semulsp, via WhatsApp, nos números 98842-1202, 1276, 1277 e 4738.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas