Mais cinco cidades do Amazonas contam com voos comerciais; saiba quais
Manaus/AM - Os municípios de Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba passaram a contar, a partir desta segunda-feira (5), com voos comerciais da Azul que fazem ligação com Manaus. O anúncio foi feito pela Concessionária de Aeroportos da Amazônia, que integra a rede Vinci Airports, e pela companhia aérea, na sala de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Em 2019, a Azul atuava em apenas três municípios do Amazonas. Com esses novos cinco destinos, o número de cidades alcançadas com voos da Azul chega a 14, como relata Ronaldo Veras, assessor de Relações Institucionais da Presidência da Azul.
Dados da Amazonastur apontam que houve um aumento de 32,12% no número de passageiros domésticos de janeiro a setembro de 2022 se comparado ao mesmo período de 2021. Da mesma forma, houve um crescimento de 1.184% na movimentação de passageiros internacionais, saltando de 2.045 para 26.267, devido à ampliação do número de voos, bem como à diminuição dos efeitos da pandemia da Covid-19.
No Amazonas, a Azul também conta com voos nas cidades de Maués, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Lábrea, Coari, Barcelos e Manaus.
Plano de expansão
O acordo para a manutenção de voos e criação de novas rotas para o Amazonas foi firmado entre o Governo do Amazonas e a empresa Azul, no biênio 2021/2022.
Dentre os dispositivos, está a renovação da concessão do benefício de redução da carga tributária do ICMS sobre o combustível de aviação por parte do Governo do Estado. Em contrapartida, a Azul tem responsabilidade de manter as operações atuais, além da criação de novas operações.
ASSUNTOS: Amazonas