Mais 18 pacientes com Covid-19 são transferidos de Manaus para Minas Gerais

Por Portal do Holanda

24/01/2021 17h00 — em Amazonas

Até o momento, um total de 247 pacientes já foram transferidos - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Governo do Amazonas transferiu, na tarde deste domingo (24), 18 pacientes com Covid-19 para o Hospital Regional José Alencar, em Uberaba (MG), sendo 11 homens e sete mulheres, totalizando 247 transferidos desde o dia 15 de janeiro. A medida faz parte do pacote de ações de enfrentamento à pandemia, possibilitando atendimento adequado aos pacientes. 

Com idades entre 18 e 60 anos, os transferidos foram removidos dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) do São Raimundo e da Zona Sul; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales; Hospitais e Prontos-Socorros Platão Araújo e 28 de Agosto; e Maternidade Ana Braga.

A autônoma Maria Arleide, esposa de um dos pacientes embarcados para Uberaba, enfatizou que a transferência renova a esperança da família. “Meu marido foi internado no SPA ontem (23), o quadro dele era estável, e isso possibilitou a transferência. Liguei para as irmãs dele, e todos concordaram que isso era o melhor a ser feito. Creio, em nome de Jesus, que ele vai voltar bem e recuperado”.

As transferências foram realizadas com o apoio do Ministério da Saúde, em aeronave C-99A da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Até o momento, um total de 247 pacientes já foram transferidos para o Piauí (9), Maranhão (39), Distrito Federal (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (28), Goiás (32), Alagoas (14), Espírito Santo (36), Pará (23), Acre (3), Pernambuco (15) e Minas Gerais (18).

Os pacientes que seguem viagem para outros estados possuem o quadro de saúde considerado estável, de modo que têm condições clínicas de suportar a viagem. Eles também assinam o termo de consentimento para transferência, e com isso os parentes serão informados diariamente sobre o estado de saúde com boletins médicos.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas