Lojistas flagrados furtando energia

Por Portal do Holanda

28/11/2014 18h42 — em Amazonas

Três lojas do centro comercial de Manaus foram flagradas furtando energia em operação desenvolvida nesta sexta-feira  pela  Eletrobras e  Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS). A ação contou com o apoio do Instituto de Criminalística (Icrim). A concessionária de água Manaus Ambiental também participou da operação. Várias lojas localizadas na rua da Instalação no Centro de Manaus foram inspecionadas e foram detectadas ligações clandestinas.

O primeiro estabelecimento a ser inspecionado foi uma loja de confecções. No local não havia medidor de energia elétrica. O proprietário não foi encontrado no local, a notificação para comparecer a DECFS para prestar esclarecimentos foi entregue para a gerente. A loja é reincidente e já havia sido inspecionada pela Eletrobras Amazonas Energia, com suspensão do fornecimento por uso irregular da energia elétrica.

 

Outras duas lojas foram inspecionadas mas não foi constatado o desvio de energia elétrica. De todas as unidades inspecionadas nesta operação, apenas uma foi desligada da rede elétrica da distribuidora, como também foi notificada pela autoridade policial presente.

 

Mais uma vez a Eletrobras Amazonas Energia identificou a interferência em seu sistema elétrico que caracterizando o crime de furto da energia elétrica, que ocasiona prejuízos financeiros à empresa e ao poder público na perda da arrecadação do ICMS. Além disso, a comunidade fica exposta aos riscos de choque elétrico e danos ao patrimônio, em razão destes tipos de instalações inadequadas e sem proteção.

 

O Combate às perdas só é possível com o envolvimento de toda a Sociedade, Estado e Município. A Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS), da polícia civil vem sendo uma grande aliada no combate às perdas de energia. O roubo de energia é crime conforme o código penal brasileiro pelos artigos 155 e 171.