Compartilhe este texto

Livro reflete fraternidade no Direito Brasileiro

Por Portal Do Holanda

16/05/2013 14h51 — em
Amazonas



Magistrados, servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas e operadores do Direito em geral participam, nesta quinta-feira, do lançamento do livro "Fraternidade como categoria jurídica", resultado do II Congresso Nacional de Direito e Fraternidade, realizado em janeiro de 2013, em São Paulo. O evento acontece às 19h, no auditório do Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), no Manauara Shopping, 3º andar.

A obra traz reflexões sobre os temas discutidos no evento nacional, como: "O Princípio da Fraternidade no Direito: Instrumento de Transformação Social"; "Direito e Fraternidade: Um Novo Paradigma na Formação dos Operadores do Direito"; "Direito Constitucional e Fraternidade"; "Direito de Família e Fraternidade"; "Direito do Trabalho e Fraternidade"; "Direito Ambiental e Fraternidade"; "Direitos Humanos e Fraternidade"; e "Direito e Fraternidade no mundo de hoje", abordado por grandes nomes da esfera jurídica brasileira.

De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, que é uma das coordenadoras do movimento "Comunhão e Direito" no Amazonas, a ideia é difundir um novo paradigma para o Direito, influenciando as futuras gerações de juristas e demais operadores da área. "A Universidade Federal de Santa Catarina já incluiu na grade curricular da graduação de Direito uma disciplina com foco na Fraternidade, além de ter expandido o tema para nível de mestrado e doutorado", destaca a desembargadora.

De acordo com Socorro Guedes, "o evento condensará temas correlatos à área jurídica, por isso costuma-se dizer que está voltado para os operadores do Direito, mas, na verdade, está aberto ao público em geral, considerando a importância das abordagens para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos".

Norte e Nordeste

Em novembro de 2011, a Corregedoria Geral de Justiça, com o apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e da Escola Superior da Magistratura (Esmam), promoveu o 2º Congresso Norte e Nordeste de Direito e Fraternidade, em Manaus e discutiu temas como: "Direito e Fraternidade na Construção da Justiça"; "A Fraternidade como Categoria Jurídico-Constitucional"; "A Academia e a Fraternidade: Um Novo Paradigma na Formação dos Operadores do Direito"; "Experiência Práticas de Direito e Fraternidade"; e "A Justiça Ambiental no Século XXI".

Além de fomentar a reflexão desse novo paradigma, o evento resultou no fortalecimento do movimento "Comunhão e Direito", que reúne toda última segunda-feira do mês, no Espaço Ecam do Manauara Shopping, operadores do Direito para discutir a fraternidade na prática profissional de advogados, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, dentre outros.
O II Congresso Nacional de Direito e Fraternidade teve a participação do juiz Adalberto Carim Antonio, um dos 14 autores do livro "Fraternidade como Categoria Jurídica", lançado pela editora Cidade Nova.

No lançamento em Manaus, a obra estará à venda pelo preço promocional de R$ 30,00.

Conheça mais

"Comunhão e Direito" é um movimento constituído por grupos de estudiosos e profissionais do Direito, presentes em diversas partes do mundo, que procuram trabalhar para uma atuação da Justiça e uma renovação profunda no campo jurídico, legal e judicial, instaurando novos modos de comportamento e de relações jurídicas, inspirados na fraternidade.

O grupo faz referência expressa à espiritualidade teórica e prática do Movimento dos Focolares, fundado em 1943, pela italiana Chiara Lubich, e presente em mais de 183 nações. O grupo "Comunhão e Direito" também promoveu o 1º Congresso Internacional Relações no Direito: Qual o Espaço para a Fraternidade?", em 2005, Roma, Itália.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil

+ Amazonas