Lide Amazonas cria ações regionais para discutir zona franca

Por Portal do Holanda

20/08/2015 15h51 — em Amazonas

A criação de um fórum de discussão permanente sobre a Zona Franca de Manaus será a primeira ação da nova presidente do Lide Amazonas, Eliana Pinheiro, que tomou posse nesta semana em um evento que reuniu a novo comitê gestor regional e algumas das principais lideranças econômicas do Estado.

“O Lide Amazonas vai atuar na firmação da identidade econômica regional local. Estamos criando ações estratégicas, para que a economia do Amazonas seja trabalhada e discutida de maneira regional e com as peculiaridades comuns ao nosso Estado. Nossa principal motivação é dar uma personalidade amazônica à essas discussões e ações”, afirmou Eliane.

O comitê gestor do Lide Amazonas é formado por profissionais renomados na economia local e que visam impulsionar as ações da organização no Amazonas. O comitê é formado por Átila de Oliveira Denys, Roderick Cabral Castello Branco, Elaine de Souza Saldanha, Luciana Sarah Jacob Nogueira Minev,  Cláudia Lopes Bernardino,  Germano Costa Andrade e Leonardo Bastos Bivar.

O Lide é uma organização privada, que reúne empresários em 12 países e quatro continentes para debater o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social. “O Lide Amazonas chega em um momento desafiador, quando precisamos da união em busca de práticas inovadoras, e a de experiências, para transformarmos este momento em grandes oportunidades. São imprescindíveis trazer para Manaus o Lide foi uma decisão pautada, principalmente, pelo desejo de contribuir com o Estado do Amazonas”, afirmou Eliana. O Lide é presidido nacionalmente pelo empresário João Doria. Fundado em junho de 2003, possui atualmente 1.700 empresas filiadas, que representam 52% do PIB privado brasileiro. Atualmente, o Lide conta com 16 unidades espalhadas em todas as regiões do País.

Ao todo, são 25 vertentes de atuação, que vão desde empreendedorismo social e inovação, até cultura e agronegócios.

Em Manaus os eventos promovidos pelo Lide Amazonas servirão para avaliar as reais possibilidades de investimentos financeiros na região, abordará temas que visam incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas sociais que contribuam, significativamente, não somente para o crescimento industrial da região, mas com o seu desenvolvimento como um todo

Eliana Pinheiro é fundadora do Grupo Literatus Educacional, especialista em Business Coach, graduada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Federal do Amazonas, e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Mestranda em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Amazonas e Personal and Partner da Sociedade Brasileira de Coaching Empresas Manaus.