Compartilhe este texto

Leda Mara é a mais votada no MP Amazonas para vaga de ministra do STJ

Por Portal Do Holanda

19/02/2024 17h45 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em votação ocorrida nesta segunda-feira (19), a promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque foi a mais votaada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amazonas (CSMP), para a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Leda mara recebeu 99 votos, 63 a mais do que o atual procurador-geral do Ministério Público, Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, que recebeu apenas 36 votos. A votação ainda teve 12 votos em branco e 1 voto nulo. 

A vaga no STJ foi aberta após a ministra Laurita Vaz, oriunda do MPF, atingir a idade limite de 75 anos e se aposentar, em outubro do ano passado. A vaga é ocupada por membros do Ministério Público dos Estados e da União (MPF), que são indicados após processos internos de eleição.

Leda é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), foi Delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher (93/95), é professora universitária da UFAM, Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996 e chefiou o órgão entre 2018 e 2020.

É Promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, assumiu a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 4ª Vara Criminal.Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018).

O ministro Mauro Marques Campbell é, atualmente, o único ministro do STJ oriundo do Amazonas. Assim como Leda Mara, ele também foi chefe do MPAM.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas