‘Latas mágicas’ ensina preservar ambiente

Por Portal do Holanda

28/10/2014 14h10 — em Amazonas

No mês de novembro, alunos de escolas públicas do Amapá poderão ter contato com uma história divertida e envolvente, que traz à cena questões sobre a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de levar arte, conscientização e entretenimento às crianças de escolas públicas, o Grupo Komedi desenvolveu o projeto “As Latas Mágicas”, um espetáculo infanto-juvenil que mescla o universo lúdico da criança com questões sobre a preservação do meio ambiente, como reciclagem, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável. Patrocinado pela Beadell Brasil, o espetáculo será apresentado em escolas públicas de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari no mês de novembro.

A peça é uma adaptação para o Teatro do livro “As Latas Mágicas”, de Sérgio Vale, e traz à cena as aventuras de Julinha Relógio e Rafa, dois amiguinhos inseparáveis que estudam na Escola Limpar. Quando a professora Ângela sugere que todos da escola façam um trabalho sobre reciclagem, Julinha e Rafa decidem fazer juntos, e sem saber do que se trata, saem para uma intensa pesquisa. Tudo começa a fazer sentido quando conhecem quatro latas mágicas: Amarildo (a lata amarela), Azulindo (a lata azul), Vermeléo (a lata vermelha) e Verdiana (a lata verde). Com estes novos amigos, Julinha e Rafa passarão por diversas trapalhadas e aprenderão sobre reciclagem, cidadania e respeito ao próximo.

Apresentando valores atuais ligados ao meio ambiente, como reciclagem, respeito à natureza, desenvolvimento sustentável e consumo consciente, “As Latas Mágicas” também cria um vínculo sentimental com a criança através de conceitos de amizade, cidadania e respeito ao próximo, despertando o melhor convívio em sociedade.

Importante citar que o projeto se realiza com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

FICHA TÉCNICA

Autoria: Sérgio Vale

Elenco: Isadora Rinelle // Amanda Anequini // João Marcelo Dutra Santos // Rodrigo Buriozi // Hugo Vidal // Bruno Ferian

Direção: Hugo Vidal

Produção: ASSOCIAÇÃO SOCIAL, DE CULTURA E ESPORTE – VIVALIS

Realização: Komedi Projetos

Duração: 45 minutos

Indicação: Livre

SERVIÇO - Serra do Navio

Onde: Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Endereço: Rodovia Airton Sena s/n - Comunidade de Colônia de Água Branca

Quando: Dia 04 de novembro, 10h e 14h (duas sessões)

Onde: Escola Municipal Colônia do Cachaço

Endereço: Rua Ramal da Raquel s/n - Comunidade do Cachaço

Quando: Dia 05 de novembro, 14h

Onde: Escola Beija Flor

Endereço: Rua A3, s/n – Centro

Quando: 07 de novembro, 10 e 14h (duas sessões)

 

SERVIÇO - Pedra Branca do Amapari

Onde: Escola Estadual Tucano I      

Endereço: Perimental Norte, s/n - Pedra Branca do Amapari

Quando: Dia 05 de novembro – 10h

Onde: Escola Municipal Professora Naide da Silva Maciel

Endereço: Nova Colina, s/n - Pedra Branca do Amapari      

Quando: 06 de novembro, 10h e 14h (duas sessões)