Início Amazonas Lábrea e Apuí perdem quase 30 mil campos de futebol para o desmatamento em 1 ano
Amazonas

Lábrea e Apuí perdem quase 30 mil campos de futebol para o desmatamento em 1 ano

Envie
Lábrea e Apuí perdem quase 30 mil campos de futebol para o desmatamento em 1 ano
Lábrea e Apuí perdem quase 30 mil campos de futebol para o desmatamento em 1 ano
Envie

Manaus/AM - No Amazonas, os municípios de Lábrea e Apuí lideram o desmatamento, perdendo juntos 277 km² de floresta nativa entre agosto de 2024 e julho de 2025, o que representa quase 30% da área desmatada na Amazônia Legal no período. Campeões de destruição perderam quase 30 mil campos de futebol de floresta em um ano.

No total, apenas 10 dos 772 municípios da região foram responsáveis por 27% da destruição, embora correspondam a apenas 6% do território amazônico. Além de Lábrea e Apuí, os outros municípios mais afetados ficam em Mato Grosso (Colniza, Marcelândia e União do Sul), Pará (Uruará, Portel, Itaituba e Pacajá) e Acre (Feijó).

Seis desses municípios também aparecem entre os de maior risco de novas derrubadas, segundo a plataforma PrevisIA, mostrando que áreas já pressionadas seguem vulneráveis.

Apesar das ações de monitoramento, o “calendário do desmatamento” praticamente se manteve estável: 3.503 km² foram derrubados no último período, apenas 0,4% a mais que no período anterior.

As informações foram publicadas pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?