Compartilhe este texto

Juíza suspende cota de amazonenses para entrada na Ufam pelo Sisu

Por Portal Do Holanda

06/02/2024 11h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, da Justiça Federal do Amazonas, suspendeu a portaria da Ufam que concedia um bônus de 20% nas notas do Enem para estudantes do Amazonas que disputavam vagas pelo Sisu. A decisão foi tomada no dia 25 de janeiro de 2024.

A juíza baseou sua decisão em um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a cota de 80% de vagas nos vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para alunos que cursaram o ensino médio no estado.

Segundo a magistrada, a bonificação viola o princípio da igualdade entre os brasileiros, pois discrimina estudantes de outros estados.

A Constituição Federal permite exceções ao princípio da igualdade, mas o critério regional não está previsto entre as hipóteses de concessão de cotas. A Lei de Cotas, por exemplo, reserva vagas para alunos de escolas públicas, o que é considerado um critério constitucionalmente relevante.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas