Juiz cassa prefeita, mas ela fica no cargo para se defender
O juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, da 44ª Zona Eleitoral de Pauini, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral e cassou o registro de candidatura, bem como da expedição do diploma da prefeita Maria Barroso da Costa (PMDB) e do vice, Antônio Justo Salvador (PSC), deixando ainda os dois inelegíveis por oito anos.
Maria Barbosa é a segunda eleita em 2012 a ser cassada pela Justiça Eleitoral, este ano. No início do mês prefeito de Lábrea, Evaldo de Souza Gomes (PMDB) e seu vice, Gelciomar de Oliveira Cruz foram cassados pelo juiz Mateus Guedes Rios, da 12ª Zona Eleitoral, que julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo(AIME).
Na AIJE movida pela coligação “Pauini do futuro”, que tinha como candidata a prefeita Eliana Amorim (PDT), segunda colocada nas eleições com 2.180 votos válidos, o juiz ainda penalizou por conduta vedada os secretários municipais Francisco Olívio Venâncio Pereira e José Carlos Venâncio Barroso, que perderão seus direitos políticos por 8 anos.
Flávio Henrique, que julgou procedente a ação, não acolheu o pedido de execução imediata da sentença, para evitar alternâncias desnecessárias no poder executivo municipal.
Com a decisão do magistrado, Maria Barroso, reeleita para o segundo mandato, permanecerá no cargo até a apreciação dos recursos que a defesa vai impetrar no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, para que ela permaneça a frente do executivo municipal.
NULL

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil