Jovens têm mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho

Por

14/07/2014 16h37 — em Amazonas

Para ingressar no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, jovens e adultos esbarram em uma grande dificuldade: a qualificação adequada. Em Manaus esta realidade está mudando a partir de escolas de cursos profissionalizantes, franquias especializadas em educação e formação nas áreas de gestão, informática, comércio e serviços e outros setores. Um exemplo de sucesso é a Prepara Cursos, rede de franquias com mais de 600 escolas no Brasil, que além de formar e capacitar seus alunos, faz o encaminhamento ao mercado de trabalho.
 
Através de programas e projetos sociais, como o Mais Empregos, a Prepara Cursos encaminha, por mês, cerca de 300 jovens e adultos para vagas em diferentes processos seletivos do mercado de trabalho. O Programa Mais Empregos já existe há um ano e conta com vários parceiros empregadores, entre lojas, supermercados, restaurantes e outras empresas da capital manauara, como Lojas Americanas e Pizza Hut, por exemplo.
 
Além de formar alunos e encaminhar para o mercado de trabalho, a Prepara Cursos absorve parte destes alunos em sua própria rede ensinando-os uma profissão. Uma delas é a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Amanda Nascimento,15 anos, que comemora o ingresso no mercado de trabalho por meio do Programa de Estágio da escola.
 
Depois de se destacar em um curso de operador de computador, a estudante foi selecionada para trabalhar como estagiária dentro do curso da Rede Prepara na unidade Manaus Compensa. “Sempre tive interesse em trabalhar na área de informática e agora estou muito satisfeita com esta oportunidade que é meu primeiro emprego”, destaca Amanda. Mas a seleção não foi fácil. Amanda teve que mostrar o seu diferencial, participando do processo seletivo que envolveu provas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática, além da prova prática. Depois da seleção, a estudante passou pela etapa de treinamento, dentro da empresa, para setornar estagiária.
 
Para o máster franqueado da Prepara Cursos em Manaus, Nestor Garcia, auxiliar no desenvolvimento de bons cidadãos é papel de qualquer escola ou instituição de ensino e, na Prepara Cursos, isto não é diferente. “Trabalhamos com a formação do aluno nas esferas pessoal e profissional. Dentro de nossos centros, o aluno conhece diferentes funções de operação da escola, trabalha suas competências interpessoais e sociais, para que seja um profissional mais qualificado e um cidadão melhor”, considera Garcia.
 
O Programa Mais Empregos da Prepara Cursos em Manaus possui no momento 6 vagas de estágio em aberto para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (92) 3343-6775 e agendar participação nos processos seletivos.