Jovens indígenas Munduruku saem para caçar e desaparecem no Amazonas

Manaus/AM - Dois jovens indígenas Munduruku, de 20 e 14 anos, estão desaparecidos há quatro dias após saírem para caçar nas proximidades da aldeia Parawá, no Rio Canumã, município de Borba, interior do Amazonas. O desaparecimento, divulgado pela página "Juventude Munduruku AM" na noite de quinta-feira (13), mobilizou órgãos de segurança e a comunidade indígena na busca pelos jovens.
"Pedimos ajuda na divulgação dessa situação para que o caso ganhe visibilidade e nossos parentes sejam encontrados o quanto antes. Que Karosakaybu guie nossos parentes com saúde para casa!", clama a nota divulgada pela página "Juventude Munduruku AM".
O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) foi acionado pela Defesa Civil de Borba na quarta-feira (12) e enviou uma equipe de quatro militares para reforçar as buscas. Apesar do desaparecimento ter ocorrido em Borba, o acesso mais rápido é pelo município de Nova Olinda, o que exigiu o deslocamento da equipe por via aérea e fluvial.
As buscas, que contam com o apoio de indígenas Munduruku, enfrentam desafios como a vastidão da floresta amazônica, as dificuldades de acesso e a complexidade do terreno.
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas