Jovem chega atrasada e perde prova do SIS após fechamento dos portões em Manaus
Jovem chega atrasada para prova do SIS, da UEA. Créditos do vídeo: Caio Guarlotte/Portal do Holanda. https://t.co/IVd9y2E8lU pic.twitter.com/KSmED2D3s5
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) October 26, 2025
Manaus/AM - Os portões para a prova do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram fechados pontualmente às 12h50 deste domingo (26), em Manaus. Pouco depois, uma jovem chegou correndo ao local e, incentivada por outras pessoas, ainda tentou bater na porta para saber se poderia entrar, mas já era tarde. A candidata acabou ficando do lado de fora e não pôde participar da avaliação.
As provas do SIS, que começaram às 13h e seguem até as 18h, são aplicadas simultaneamente na capital e em 61 municípios do interior. O exame marca o início oficial do processo seletivo 2025 da UEA, que oferece 3.813 vagas — sendo 2.254 destinadas ao SIS e 1.559 ao Vestibular. O sistema é dividido em três etapas, correspondentes aos três anos do ensino médio, e permite o ingresso direto na universidade conforme o desempenho acumulado.
Na segunda (27) e terça-feira (28), será a vez dos candidatos do Vestibular 2025 realizarem suas provas, de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos e Redação. A novidade deste ano é o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, ofertado em Parintins e Itacoatiara. O resultado final dos exames está previsto para 5 de dezembro.
ASSUNTOS: Amazonas