A reforma administrativa encaminhada pelo governador José Melo a Assembleia Legislativa prevê a extinção de cerca de 700 cargos comissionados e a fusão de secretarias.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) perderá a gerência dos presídios do estado. Será criada para esta função a Secretaria de Administração Penitenciária.
A Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM) e Secretaria de Articulação e Movimentos Sociais (Searp) deixarão de existir. . O governador decidiu não extinguir a secretaria dos Povos Indígenas.
A Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) passarão a ser departamentos da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).
O Iteam(Instituto de Terras do Estado do Amazonas ) passa a ser incorporado pela Secretaria de Política Fundiária (SPF).
A Ciama será extinta.
A Secretaria de Estado de Administração passa a incorporar a Secretaria Executiva de Compras e Contratos e a Comissão Geral de Licitação

