Jornalistas e estudantes debatem a pauta de Ciência, Tecnologia e Inovação na mídia

Por Portal do Holanda

05/11/2014 17h06 — em Amazonas

Com o objetivo de discutir a pauta de Ciência, Tecnologia e Inovação na mídia, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, por meio do  Programa de Comunicação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, promove, na próxima quinta-feira, das 9h às 12h, o I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas. O evento acontecerá no Clube do Trabalhador do Amazonas – Sesi, João de Mendonça Furtado, localizado na alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, zona leste de Manaus.

A proposta do encontro é promover a interação e o debate entre jornalistas e estudantes de comunicação em torno da forma como é trabalhada a divulgação e o jornalismo científico na mídia. “Nossa intenção é provocar reflexões sobre qual o espaço que as pautas de ciência, tecnologia e inovação ocupam na mídia. Isso se justifica, principalmente, porque hoje a sociedade, diante dos avanços científicos e tecnológicos, é levada à tomada de decisões no seu dia a dia que envolvem essas questões. E a mídia é a principal fornecedora de informações de CT&I para leigos”, explica a coordenadora do Programa de Comunicação Científica da Secti-AM,  Marlúcia Seixas.

Com o tema “Desafios da pauta de CT&I na mídia”, a mesa-redonda promovida no encontro terá como palestrante o diretor do Museu da Amazônia e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, físico Ennio Candotti. A moderadora será a jornalista, especialista em Teoria e Pesquisa em Comunicação, mestra pela Universidade Federal do Amazonas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, coordenadora do programa Ligação – Comunicação, Meio Ambiente e Cidadania na Amazônia, professora universitária, Ivânia Vieira.

Entres os debatedores estarão os jornalistas Leandro Duarte, editor chefe e coordenador da Unidade de Informação e Comunicação da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação e responsável pelo portal Gestão CT&I, de Brasília; Glaucia Chair, professora universitária e gerente de notícias de internet da Rede Amazônica; e Jão Garcia, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, cartunista e quadrinista do boletim eletrônico “ComCiência” da Unicamp/SBPC.

Humor e Ciência - Tratar a ciência com humor é o trabalho do humorista gráfico, Jão Garcia. Para ele, a comicidade leva as pessoas a enxergarem de uma maneira diferente a informação científica. “O humor estimula o leitor a ter uma visão crítica da informação científica”, explica.

Jão Garcia fará apresentação de cartuns e quadrinhos com enfoque em ciência e tecnologia durante o I Encontro de Jornalismo Científico do Amazonas.

Inscrições - A inscrição e o credenciamento para participar do Encontro serão realizados às 8h, na recepção do evento. A organização do encontro disponibilizará certificados de participação aos inscritos. Mais informações podem ser obtidas por email [email protected] ou pelo telefone (92) 3194-2958.

O Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas é uma das atividades promovidas pela SECTI-AM no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento Social”.