Ipem-AM realiza operação ‘Páscoa Legal’ e analisa 15 mil ovos

Por Portal do Holanda

18/03/2016 20h24 — em Amazonas

 

A Operação verificou o peso, qualidade e os brindes contidos nos produtos vendidos no comércio em Manaus

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realizou, no período de 7 a 18 de março, a operação "Páscoa Legal", para verificar se os estabelecimentos estão atendendo os padrões estabelecidos peloInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No total, o órgão analisou e testou 15 mil ovos de páscoa, de 12 marcas nacionais, regionais e caseiros, entre elas a Nestlé, Garoto, Lacta, Top Cau, Kinder, Bombons Finos e caseiros, e nenhuma irregularidade foi encontrada.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o resultado da operação é fruto do trabalho realizado pelo órgão ao longo desses anos.“O empresário está cada vez mais consciente e com certeza não quer ter prejuízos. Desta forma, podemos garantir para o consumidor que 100% dos ovos de páscoa analisados foram aprovados", disse Márcio Brito.

“Os ovos de páscoa foram analisados e testados no laboratório de pré-medidos do Ipem-AM para verificar o cumprimento das normas do Inmetro, como, por exemplo: peso, qualidade e brindes. E, no caso dos brinquedos contidos nos ovos de chocolates, é verificada a existência do selo do Inmetro, a faixa etária de idade das crianças e se existe substancias tóxicas ou não, garantindo desta forma, a qualidade e segurança dos itens vendidos aos consumidores amazonenses”, destacou o diretor.

Dados da operação em 2015 - o órgão analisou 14.156 ovos de chocolates coletados, de 12 marcas nacionais, regionais e caseiros. Desse total, quatro amostras de chocolate caseiro apresentaram irregularidades e apenas um estabelecimento foi notificado, por não conter a indicação do peso, tamanho e a marca do produto na embalagem.

Fique Atento - O Ipem-AM orienta aos pais e consumidores em geral que forem comprar ovos de Páscoa e que contenham brindes para verificarem se o brinquedo possui o selo do INMETRO, se as informações estão em português e se atendem a faixa etária da criança. Em relação ao peso, verificar, por exemplo, que um ovo de 200 gramas quando pesado deverá apresentar uma pesagem de no mínimo 210 gramas.

Multas - Caso sejam identificados produtos irregulares, o estabelecimento comercial será notificado e terá um prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita junto ao órgão. As multas variam de R$ 1.800 a R$ 500 mil.

Ouvidoria - O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade nos ovos de páscoa, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone0800-090 2020, que funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h30.

Confira abaixo a tabela com as marcas, tipo e tamanhos de ovos de páscoa, todas aprovadas pelo Ipem-AM


 

 

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas