Ipaam alerta empreendedores e pescadores para temporada de pesca esportiva no Amazonas
Manaus/AM - Entre agosto e dezembro, durante a vazante dos rios, o Amazonas se prepara para receber milhares de turistas com o início da temporada de pesca esportiva, atividade que deve injetar cerca de R$ 500 milhões na economia local, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O órgão ambiental alerta para a importância da regularização por parte de pescadores, barcos-hotéis e empreendimentos turísticos. “A legalização garante o equilíbrio ecológico e o fortalecimento do turismo responsável”, destaca o presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
A pesca esportiva no estado, que atrai visitantes em busca de espécies como tucunarés e grandes bagres amazônicos, deve ser praticada com equipamentos específicos e respeitando normas ambientais como defeso e limites de captura.
Empresas e pessoas físicas que desejam atuar na atividade precisam obter o Certificado de Registro de Pesca no site do Ipaam e atender aos critérios legais. O interessado pode consultar as opções de licenciamento e documentações exigidas diretamente na plataforma digital do instituto.
Mais para informações: (92) 8441-8303 / Denúncias: (92) 98557-9454 (WhatsApp) / Site:www.ipaam.am.gov.br.
ASSUNTOS: Amazonas