Indústria clandestina de goma de tapioca é interditada em Manaus

Manaus/AM - A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) apreendeu, na tarde de quinta-feira (22), cerca de 50 toneladas de goma de tapioca durante uma ação de fiscalização em uma indústria clandestina, localizada na zona Leste. A operação também resultou na interdição imediata do estabelecimento.
A apreensão foi motivada por uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus, relatando possíveis irregularidades sanitárias no local. Ao inspecionar a indústria, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos constataram graves infrações sanitárias, como a presença de equipamentos sujos, armazenamento inadequado da goma e a circulação livre de animais como cães, gatos e galinhas nas áreas de produção.
Diante das condições precárias, a Visa Manaus apreendeu toda a matéria-prima e o produto final encontrado no local, trancando-os nas próprias dependências da indústria, devido ao grande volume. O material será posteriormente transportado para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, situado no quilômetro 19 da rodovia AM-010.
Os responsáveis pela indústria clandestina responderão a um Processo Administrativo Sanitário, que poderá acarretar multa de até 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs) — o equivalente a R$ 145,37 por unidade — além de outras sanções legais.
Denúncias de práticas sanitárias inadequadas podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].

ASSUNTOS: Amazonas