Siga o Portal do Holanda

Amazonas

​Índios protestam contra novas regras para demarcações de terras indígenas

Publicado

em

Manaus/AM - Cerca de 150 índios de 24 povos, protestaram na manhã de quinta-feira (5), em frente à sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. Eles são contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2015, que posterga novas regras para as demarcações de terras indígenas no Brasil.

O grupo se concentrou na entrada da casa legislativa com danças e rituais culturais. A intenção era chamar a atenção e mostrar a insatisfação como vem sendo tratadas os direitos indígenas pelas autoridades do governo.
Em outubro deste ano, a PEC foi aprovada que transfere do Poder Executivo para o Legislativo a responsabilidade para a demarcação das terras indígenas. O projeto está em análise na Câmera Federal. Após aprovada em dois turnos, seguirá para o Senado.

Após o protesto na sede da Aleam, as diversas etnias do baixo Amazonas e rio Negro saiu em caminhada na avenida com faixas, cartazes e aos gritos de ordem. O grupo se concentrou em frente a universidade privada e seguiu em três ônibus para a primeira Conferência Nacional de Políticas Indígenas – etapa regional, que está acontecendo no Studio 5, bairro Japiim, Zona Sul.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.