Inaugurada em Autazes a primeira queijaria artesanal flutuante
A iniciativa de cinco irmãos da Vila do Novo Céu, no município de Autazes, vai se tronar modelo de queijaria artesanal para produtores, cooperativas e associações que, na maioria, atuam de forma irregular.
A Queijaria Artesanal Flutuante DeS já opera com a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), emitido pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror/AM), por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
A queijaria flutuante está situada na margem esquerda do Rio Mutuca, próximo à Vila Novo Céu, e vai utilizar apenas leite produzido pelas vacas do rebanho da família que administra a agroindústria. Dentre as normas que foram atendidas pelos irmãos para conseguir o selo de inspeção, está a instalação de área externa de limpeza e vestuário, materiais em inox, área de recolhimento de leite, caixa d´água (na terra), caixa de tratamento de efluentes - que é depositada em terra-firme, assim como o soro do leite, que será utilizado na alimentação animal.
Hoje, no Amazonas, existem 17 queijarias com este selo, localizadas em Manaus, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Autazes, Careiro Castanho, Apuí, Careiro, Iranduba e Parintins. A DeS é a primeira flutuante a receber o SIE.
ASSUNTOS: Amazonas