Impressora 3D é destaque na Feira Tecnológica da Fucapi

Por Portal do Holanda

30/10/2014 10h42 — em Amazonas

Tecnologia faz parte de um dos 85 projetos a serem apresentados na 11ª edição do evento

O equipamento está revolucionando o mercado e veio para transformar objetos tridimensionais em peças e produtos em poucos minutos. A impressora 3D surgiu para atender diversas necessidades do setor produtivo e também de uso doméstico desde pequenos objetos como um brinquedo, por exemplo, a uma prótese ou até mesmo um automóvel.

Por ser uma das maiores apostas da tecnologia nos últimos tempos, alunos do curso técnico em Eletrônica Digital da Fucapi montaram uma impressora 3D e irão apresentar o projeto na 11ª edição da Feira Tecnológica da Fucapi que será realizada nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/10), de 9h as 21h, no Campus, localizado na Av. Danilo Areosa, 381 - Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

Um dos objetivos do projeto desses alunos é mostrar como funciona a impressora 3D e explicar como a máquina foi construída. As tintas de uma impressora normal foram substituídas por um material de termoplástico que por fim resultam em peças trabalhadas com acabamento tridimensional.

“É o assunto tecnológico do momento, pensamos e vimos que era possível não só ver e imaginar, mas construir uma impressora 3D para a Feira”, afirmou o professor e coordenador do projeto, Glauco Aguiar, destacando ainda que uma máquina profissional de impressão 3D custa muito caro. “Toda a equipe colaborou comprando as peças que custaram no total em torno de R$2mil. Passamos um mês montando a máquina, testamos e já imprimimos cerca de 20 objetos”, explicou Aguiar.

A turma que realizou a montagem da máquina está no primeiro módulo do curso de Eletrônica Digital e afirmam que o projeto foi inovador na aprendizagem. “Desde o início foi um desafio muito grande montar a impressora, porque tudo é muito novo pra gente. Todos estamos empolgados e felizes com o resultado”, declarou o estudante do curso de Eletrônica Digital, Marcos Souza.

Como Funciona

A impressora que tem como base a plataforma ‘Arduino’ deve ser ligada em um computador, em seguida é feita a imagem que passará por um comando do software e por fim a peça é impressa. Entre os objetos produzidos pela equipe estão uma coruja, um símbolo do Batman, alguns objetos didáticos e até mesmo uma prótese medicinal. Estas e outras peças serão expostas na sala D35, no Bloco D, na Feira Tecnológica da Fucapi.