Iluminação é reforçada em 4,4 mil pontos da cidade
A iluminação pública da cidade ganhou reforço. Só no primeiro semestre deste ano foram trocados ou instalados 3.999 pontos de iluminação de vapor metálico, além de 412 pontos de luminárias LED. O trabalho foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura visando melhor iluminação dos logradouros públicos.
A iluminação LED foi trabalhada em áreas como o Parque dos Bilhares, a Avenida Santos Dumont, além das ruas Joaquim Sarmento e 24 de Maio, no entorno da Galeria Espirírito Santo, no centro da cidade.
O diretor do Departamento de Serviços de Iluminação Pública da Seminf, engenheiro Diógenes Frazão, explicou que a tecnologia LED é capaz de atingir altos níveis de fluxo luminoso, com um consumo de energia elétrica cerca de 30% menor que as lâmpadas convencionais.

“A luminária LED possui alta durabilidade, robustez e longa vida útil, que vai de 50 a 60 mil horas. Com isso, a tecnologia vem ganhando espaço, usada em iluminação decorativa, residencial, veicular e em logradouros públicos”.
Além de pontos estratégicos com as luminárias a LED, a prefeitura vem implantando nos corredores viários a nova iluminação com lâmpadas de vapor metálico. Só no primeiro semestre deste ano já foram substituídos 3.999 mil pontos de luz. Essas lâmpadas são caracterizadas pela luz extremamente branca e de alta potência, o que proporciona aos moradores uma iluminação de qualidade de até 90% em relação a de vapor de sódio, trazendo segurança a quem passa pela área, além do embelezamento de vias e da redução no consumo de energia.
“É uma tendência no setor de iluminação pública nacional. Tivemos no total 3.999 pontos melhorados após a substituição de lâmpadas de vapor de sódio pelas de vapor metálico.”, informou o secretário.
O comerciante Afonso Brito, de 54 anos, trabalha na avenida Sete de Setembro, no Centro, e cita ainda outro aspecto da modernização na iluminação pública: o combate aos infratores. “Fica tudo mais bonito e seguro, principalmente para os comerciantes que trabalham à noite aqui no Centro”.
“Acho interessante notar em alguns pontos a iluminação diferenciada. Seja em parques, praças ou avenidas, a cidade fica mais bonita e faz toda a diferença”, opinou a universitária Joana Marques, 24 anos.

Pontos com iluminação metálica
As avenidas e pontos que tiveram a iluminação de vapor de sódio substituída pela metálica foram: Coronel Jorge Teixeira (Ponta Negra), Constantino Nery, do Turismo, Max Teixeira (C. Nova), Noel Nutels (C. Nova), Djalma Batista, Torquato Tapajós, Mário Ypiranga, Efigênio Sales, Getúlio Vargas (Centro), Sete de Setembro (Centro), Joaquim Nabuco (Centro), Epaminondas (Centro), Darcy Vargas, Autaz Mirim, Álvaro Maia, Leopoldo Péres (Educandos), Manoel Urbano, Amâncio de Miranda (Educandos), Jornalista Umberto Calderaro Filho, Pedro Teixeira (D. Pedro), Dom Pedro (D. Pedro), Loris Cordovil (Alvorada), Praça do Prosamim (Centro), Viaduto Ayrton Sena (Flores) e Ponte Juscelino Kubitschek (Cachoeirinha/Educandos).
Programação
Está na programação da Seminf também a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico nas avenidas André Araújo, General Rodrigo Otávio, Carvalho Leal, Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, Margarita (Nova Cidade), Grande Circular 2, Sete de Maio (Santa Etelvina), Curaçao (Nova Cidade), Mulateiro (Monte das Oliveiras), Samaúma (Monte das Oliveiras), Atroaris (Cidade Nova), Alameda Cosme Ferreira, Itaúba (Jorge Teixeira), além dos complexos viários Gilberto Mestrinho, Miguel Arraes e do São José.
Manutenção
Dentro da iluminação pública da cidade, a manutenção, o que inclui serviços como a substituição de lâmpadas, relés fotoelétricos e reatores queimados, está sob a responsabilidade da empresa ManausLuz. A Seminf destaca que o serviço deve ocorrer no prazo de até 72 horas após solicitado. A demanda deve ser encaminhada para o 0800 201 0001, call center da empresa, o que gerará um protocolo de atendimento ao solicitante do serviço. A fiscalização da manutenção é de responsabilidade da Seminf.
ASSUNTOS: Amazonas