Ifam aceita notas do Enem para seletivo 2016

Por Portal do Holanda

23/10/2015 10h16 — em Amazonas

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) traz uma novidade para o Processo Seletivo 2016: passará a aceitar as notas do Enem de 2013 e 2014 como forma de ingresso na instituição. O edital será disponibilizado a partir da segunda-feira, 26 de outubro com inscrições até 13 de novembro, no portal do Ifam.

No total são 520 vagas, sendo 202 para os cursos de graduação e 318 vagas para o nível médio na forma subsequente ofertadas nos campi da capital e no interior. Os cursos estão distribuídos nos campi Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Para concorrer, basta atender os seguintes critérios: ter nota do Enem de 2013 ou 2014, ser portador do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e ter obtido nota diferente de zero em todas as provas do Enem. A média mínima exigida para os cursos de nível médio é de 400 pontos e para a graduação, mínima aritmética de 600 pontos. Mais de 30 cursos ofertados

Os cursos técnicos são: edificações, eletrotécnica, informática, mecânica, meio ambiente, química, segurança do trabalho, automação industrial, eletrônica, agropecuária, florestas, recursos pesqueiros, secretariado, administração, agente comunitário em saúde, enfermagem e secretaria escolar.

Na capital, os três campi disponibilizam vagas para os cursos de graduação em engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia e controle da automação, medicina veterinária, licenciaturas em ciências biológicas, física, matemática, química, alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, processos químicos, produção publicitária, eletrônica industrial, logística, mecatrônica industrial, sistema de telecomunicações e agroecologia.

Como se inscrever? As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pelo portal do Ifam. Ao optar por usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deverá preencher formulário de inscrição, anexar eletronicamente o boletim do Enem, com o número da inscrição, as notas obtidas nas provas de conhecimento e redação.

Após enviar esses dados, um comprovante de inscrição será gerado para a impressão, o que garante que sua inscrição foi realizada com sucesso.

A lista dos candidatos classificados por curso será divulgada no dia 30 de novembro no Portal do Ifam. O resultado final, após recurso, será publicado no dia 7 de dezembro.

Inscrição candidatos com deficiência

No ato da inscrição, o candidato PcD deverá informar se possui ou não laudo da doença. Em caso afirmativo, indicar a Classificação Internacional de Doenças (CID) e/ou a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), bem como o tipo e o grau de deficiência do qual é portador.