IEA promove semana de atividades culturais em comemoração aos seus 134 anos

Por Portal do Holanda

03/11/2014 15h35 — em Amazonas

Fundado em 1880 e sendo uma das mais tradicionais instituições de educação em funcionamento no Estado, o Instituto de Educação do Amazonas comemora amanhã 134 anos de existência. Administrado pela Secretaria de Estado de Educação, o IEA atende aproximadamente mil alunos.

Para celebrar a data, o IEA promoverá nesta terça-feira a exposição “Acervo Histórico do IEA”, reunindo uma coletânea de fotos, documentos históricos, trabalhos de alunos que passaram pela escola, além de objetos que fazem parte do Instituto desde a época de seu surgimento. A atividade é aberta ao público e terá início às 14h.

Além da exposição, os alunos prepararam apresentações de dança, música, teatro e serviços direcionados à comunidade, tais como: palestras de higiene bucal, limpeza de pele, entre outros desenvolvidas com instituições parceiras.

A proposta do evento, segundo a gestora da escola, Shirley Maria Vieira de Souza, é reunir os alunos e a comunidade e divulgar um pouco da história do Instituto. “Como em anos anteriores, estamos preparando uma semana de atividades que visam mostrar à comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola, não só na educação, mas um trabalho direcionado à sociedade”, afirmou.

A programação trará ainda diversas apresentações de projetos que são trabalhados pelos estudantes durante o ano letivo, dentre os quais: projeto Roda da Leitura Ieana e Sarau Literário, ambos tendo como objetivo principal despertar nos alunos o hábito da leitura, através da leitura de várias obras do universo literário, produção de textos em diferentes gêneros.

Ainda de acordo com a gestora da escola, Shirley Souza, a data é bastante significativa por tudo que o IEA tem realizado ao longo de sua existência. “Esses 134 anos têm um significado muito grande para nós, pois por aqui passaram diversas pessoas que são hoje destaque em nossa sociedade. Temos muito que comemorar, seja pelo crescimento apresentado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos últimos anos, a aprovação de um grande número de estudantes no vestibular, enfim, por todo o diferencial na educação no Estado do Amazonas”, comentou.

As atividades em comemoração ao aniversário da Instituição seguem até o dia 7, sexta-feira.