Compartilhe este texto

IBGE anuncia para o dia 1º de agosto próximo início do Censo de 2022

Por Portal Do Holanda

25/01/2022 14h59 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Com o encerramento do período de inscrições para os recenseadores e agentes censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o órgão anuncia que a coleta de dados do Censo vai começar no dia 1º de agosto deste ano. 

No Amazonas, 3.092 agentes devem ser contratados para recenseador, agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM).

O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado em função da pandemia de Coid-19. 

De acordo com o IBGE, a data inicial prevista para o dia 1º de junho deste ano, teve que ser alterada por conta da troca da banca que vai realizar o processo seletivo dos profissionais que atuarão no Censo 2022.

O início da coleta de dados foi determinado também pela sanção do Orçamento da União para 2022, com previsão de mais de R$ 2 bilhões para o Censo.

O objetivo do Censo é a coleta dados da população de modo a permitir aos governos traçarem um retrato abrangente do país, com informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Além da contagem populacional, a pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros.

A partir dos dados do Censo, é possível, por exemplo, calibrar a democracia representativa, através da contagem populacional, determinar os públicos-alvo de políticas públicas federais, estaduais e municipais, detalhar a população em risco para campanhas de vacinação, ajustar políticas para superação e recuperação pós-pandemia e definir distribuição das transferências da União para estados e municípios, com impacto significativo nos orçamentos públicos, além de transferências e recursos para a administração do Bolsa Família, hoje Auxílio Brasil e identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas