I Festival Internacional de Instrumento de Metal do Amazonas começa hoje

Por Portal do Holanda

15/03/2016 8h27 — em Agenda Cultural

 

Ampliar o acesso à informação e formação para instrumentistas de sopro da família dos metais é o foco central do I Festival Internacional de Instrumentos de Metal do Amazonas que acontece de 14 a 20 de março em Manaus. O evento é promovido e organizado pela Universidade Federal do Amazonas, Secretaria de Estado da Cultura e World & European Brass Association. Para participar, os interessados devem procurar o Departamento de Artes da UFAM, nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

O Festival tem como objetivo principal realizar Master-Class de diferentes instrumentos de Metais, de forma a capacitar profissionais que se dedicam às práticas interpretativas musicais como solistas ou em conjuntos musicais, oferecendo elementos que propiciem o alargamento de suas possibilidades técnicas individuais e em grupo como instrumentistas, a utilização dos elementos particulares de sua cultural musical local e, sobretudo, de sua inserção no mercado de trabalho em um amplo âmbito geográfico. O estímulo à prática de grupo, fundamentais para o crescimento artístico de um profissional, será realizado através de oficinas dedicadas exclusivamente ao tema.

O evento será uma oportunidade de incentivo e aprimoramento das formações já existentes, como também de ampliação das possibilidades de agrupamentos, discutida a partir do repertório praticado em cada região a ser contemplada.

Na programação, acontecem Oficinas de arranjos musicais e Music Business sobre habilidades da indústria da música, além de conceitos e metodologias necessárias para gerir as questões jurídicas, financeiras, artísticas e éticas que enfrentam o profissional na área empresarial da música contemporânea.

Apresentações públicas dos professores envolvidos no evento vão oferecer aos alunos e à comunidade em geral a oportunidade de vivenciar e absorver as referências teóricas demonstradas em sala de aula, com caráter didático, explorando desde a formatação do repertório praticado até detalhes sobre as experiências de percurso e opções artísticas realizados.

 

Artistas da World & European Brass Association

Ao todo, sete grandes nomes da música de metal mundial estarão presentes no Festival, promovendo master class, concertos sinfônicos com orquestras como a Amazonas Filarmônica e concertos didáticos. Eles fazem parte da World & European Brass Association, uma associação de cooperação de Festivais de bronze internacionais, que visa apoiar a música de bronze, a educação e o intercâmbio cultural em concertos, com master class e intercâmbio profissional e intercultural.

O fundador da associação é o alemão mundialmente famoso, o trompetista e professor Otto Sauter, que em cooperação com os principais músicos internacionais, professores, instituições e gestores culturais está trabalhando as necessidades de música de bronze hoje.

 

I Festival Internacional de Instrumentos de Metal do Amazonas

14 de março

 

Credenciamento – a partir das 15h – Hall do Auditório Rio Solimões – ICHL/UFAM;

Abertura Solene – às 17h00, no auditório Rio Solimões – ICHL/UFAM;

Mesa Redonda – às 18h, com o tema: “Educação Musical – Práticas interpretativas no contexto entre Europa e América”, no auditório Rio Solimões – ICHL/UFAM;

Concerto de Abertura –  às 20h00 – Coral de Trombones da UEA.

 

15 de março

Master class de Trompete, Trombone, Trompa e Canto – de 8h30 às 12h e 14h às 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Master class de Composição e de Empreendedorismo – de 8h30 às 12h, na Casa da Cultural (Largo São Sebastião);

Palestra “Conversando com o Mestre”, de Música e Performance – 16h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Ensaio do Grupo de Metais – 17h15­, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

 

16 de março

Master class de Trompete, Trombone, Trompa e Canto – de 8h30 às 12h e14h às 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Master class de Composição e de Empreendedorismo – de 8h30 às 12h, na Casa da Cultura (Largo São Sebastião);

Concerto dos Professores, às 14h30, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro;

Jantar de Adesão – 19h30, no Departamento de Artes ICHL/UFAM.

 

17 de março

Master class de Trompete, Trompa, Trombone e Canto, de 8h30 às 12h e 14h às 16h – no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Master class de Composição e de Empreendedorismo – de 8h30 às 12h, na Casa da Cultura (Largo São Sebastião);

Palestra “Conversando com o Mestre” – às 16h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Ensaio do Grupo de Metais – às 17h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

 

18 de março

Ensaio dos professores do festival com a Amazonas Filarmônica – de 9h às 12h, no Teatro Amazonas;

Master Class – de 14h às 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;

Palestra “Conversando com o Mestre” – de 16h15, no Teatro da Instalação;

Concerto Brass Ensemble e recital dos alunos de canto – às 19h30, no Teatro da Instalação.

 

20 de março

Concerto dos professores do festival com a Amazonas Filarmônica e estreia mundial do concerto Ikarus para trompete e orquestra – às 19h, no Teatro Amazonas

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural