Compartilhe este texto

Hospital Francisca Mendes terá 57 novos leitos após reforma estrutural

Por Portal Do Holanda

30/04/2025 11h03 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Hospital do Coração Francisca Mendes, localizado na zona norte de Manaus, passará por uma significativa ampliação de sua capacidade de atendimento, conforme destacou o governador Wilson Lima durante a vistoria das obras de reforma na unidade, realizada na última segunda-feira (27). O número de leitos será aumentado de 147 para 204, um incremento de 38%, como parte dos investimentos do programa estadual Saúde Amazonas. O objetivo principal é otimizar os serviços cardiológicos do hospital, que é referência no tratamento de doenças cardíacas em toda a região Norte.

O projeto de reforma e ampliação, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), está atualmente com 22% de conclusão e tem previsão de término para 2026, com um investimento total de R$ 43 milhões. "O Hospital Francisca Mendes é referência tanto na questão cardíaca adulto quanto pediátrica. Nós estamos reformando toda a estrutura hospitalar, no sentido de ampliar em aproximadamente 2.000 m² a área construída, construir uma nova recepção. Nós estamos trazendo todo o padrão Delphina para a rede estadual de saúde e perpassa em ações como essa de infraestrutura, otimização dos espaços e ampliação de atendimentos", afirmou o governador Wilson Lima durante a vistoria, acompanhado de autoridades como o presidente da Aleam, Roberto Cidade, e secretários estaduais.

A titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, ressaltou que a reforma se soma a recentes investimentos em equipamentos tecnológicos para o hospital, modernizando os atendimentos e reduzindo o tempo de espera para procedimentos de alta complexidade. "A partir do momento em que o governador Wilson Lima realiza uma reforma e ampliação dessa unidade, nós vamos poder oferecer ainda mais serviços e de forma modernizada. Já trouxemos tecnologias nos equipamentos de ressonância cardíaca, que é o primeiro da rede pública do Amazonas, temos mais uma máquina de hemodinâmica, ampliação do laboratório que realiza por dia mais de 4 mil exames, e também vamos acolher mais pacientes de todo o norte do País", destacou Maksoud.

Apesar das obras em andamento, os atendimentos no Hospital Francisca Mendes seguem normalmente. Parte dos serviços ambulatoriais e laboratoriais foram temporariamente realocados para outros espaços dentro do complexo hospitalar ou para áreas próximas, como o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, que passou a abrigar o serviço de fisioterapia e o ambulatório pediátrico. Pacientes com agendamento para laboratório e ambulatório adulto devem se dirigir à recepção da antiga pediatria, no Ambulatório II, dentro do hospital. Informações adicionais podem ser obtidas na recepção do hospital ou pelo e-mail [email protected].

As obras em andamento incluem a finalização do hospital-dia e das enfermarias, com serviços de instalação de pisos, revestimentos, forro e pintura. Também está em curso a demolição do bloco da recepção, além da reforma do heliponto e da fachada. O projeto abrange ainda a revitalização do estacionamento e do laboratório, a instalação de nova cobertura e a revisão das instalações de combate a incêndio e climatização. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destacou que esta é a maior intervenção na unidade desde sua inauguração, com ampliação significativa da capacidade de atendimento na recepção e nos ambulatórios, com entregas parciais previstas para os próximos meses.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas