Hospital Delphina Aziz realizará transplantes de fígado no Amazonas
Manaus/AM - O Governo do Amazonas anunciou, nesta terça-feira (6), a implementação de procedimentos para transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz a partir de 2025. A unidade é referência nas modalidades de transplantes renais e implantes cocleares, somando mais de 100 procedimentos de alta complexidade em um ano, desde o início da realização desse tipo de procedimento.
“Fazer um transplante renal era complexo para as famílias que precisavam se deslocar para um grande centro. Hoje é o que acontece com o transplante de fígado, que vamos implementar para que pacientes do Amazonas sejam submetidos a esse procedimento cirúrgico aqui. Isso é importante porque a recuperação do paciente ao lado da família e do ambiente em que ele já está acostumado seja de forma mais célere”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
A novidade foi anunciada durante cerimônia de comemoração de um ano de transplantes renais realizados no Hospital Delphina Aziz. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apontam que 92 transplantes renais foram realizados na unidade em um ano, sendo 84 com doadores vivos e oito procedimentos usando pessoas falecidas como doadores. Segundo a secretaria, nenhum transplantado sofreu rejeição ao procedimento e nenhum óbito foi registrado.
Durante a cerimônia, um grupo de profissionais que integram as equipes multidisciplinares do Hospital Delphina Aziz na área de transplantes recebeu certificados e troféus de reconhecimento pelo trabalho realizado em um ano. Os homenageados são de diversas áreas como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais.
ASSUNTOS: Amazonas