Manaus/AM - A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade vinculada à SES-AM, concluiu nesta terça-feira (21) uma força-tarefa voltada à redução da fila de espera para procedimentos dermatológicos. Ao longo de dois dias de mobilização intensa — realizados fora do horário comercial — a instituição realizou 117 cirurgias, focando principalmente em casos urgentes de câncer de pele.
Balanço dos Atendimentos
A ação foi dividida em duas etapas estratégicas para otimizar o fluxo do Centro Cirúrgico:
Domingo (19/04): 58 pacientes atendidos.
Terça-feira (21/04): 59 pacientes atendidos.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, destacou que a urgência de casos oncológicos motiva a realização dessas ações extraordinárias. "Esses pacientes têm pressa. Nosso esforço é para dar uma resposta rápida e reduzir o tempo de espera na fila", pontuou.
Agilidade no Diagnóstico
A rapidez no atendimento surpreendeu pacientes como o farmacêutico Raimundo Machado, operado nesta terça para a retirada de um cisto. "Consegui a consulta na sexta-feira passada e já marcaram a cirurgia para hoje. Imaginei que fosse demorar muito mais", relatou.
Continuidade das Ações
O esforço para zerar a fila não termina aqui. A Fuham confirmou que a intensificação dos procedimentos continuará no próximo fim de semana e avançará pelos dias úteis.
Como funciona o agendamento? É importante ressaltar que não há atendimento por demanda espontânea para as cirurgias.
As cirurgias são previamente marcadas pela equipe do Centro Cirúrgico.
A própria fundação entra em contato direto com o paciente para agendar os exames pré-operatórios e a data do procedimento.
O acompanhamento pós-operatório também é garantido pela instituição.
A meta é dar continuidade ao histórico de mobilizações da Fuham, que em novembro de 2025 chegou a realizar 500 cirurgias em um período de 28 dias.



