Compartilhe este texto

Homem que iniciou incêndio no Parque 10 alega que tentou combater ‘casa de caba’

Por Portal Do Holanda

23/09/2024 17h24 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um homem, de nome não informado, que foi preso após iniciar um incêndio criminoso, nesta segunda-feira (23), no conjunto Jardim Sakura 2, no bairro Parque 10, alegou que tentou combater uma “casa de caba”.

Tenente Adiel (Foto - Jander Robson / Portal do Holanda)O caso aconteceu em um terreno particular e segundo o tenente Adiel, do Batalhão Ambiental, o homem foi encontrado após denúncias e foi constatado que ele residia próximo ao local do incêndio. 

“Nós perguntamos aos moradores e nos informaram que o suspeito morava ao lado [do local do incêndio]. Nos deslocamos e fomos recebidos pela irmã do suspeito. Ela o chamou e nós o perguntamos se ele havia ateado fogo. Ele confirmou e disse que o intuito dele era combater uma casa de cabas que tinha em seu terreno. Dada as proporções do incêndio, nós o informamos que ele cometeu um crime ambiental”, explicou. 

Delegada Juliana Viga (Foto - Jander Robson / Portal do Holanda)O suspeito recebeu voz de prisão por crime ambiental e foi apresentado na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA). Segundo a delegada Juliana Viga, titular da especializada, o homem passará por audiência de custódia. 

“O suspeito de ter provocado o incêndio e causado toda essa poluição atmosférica e poluição do solo, foi flagranteado pelos crimes de provocar incêndio em vegetação, cuja pena de reclusão é de 2 a 4 anos, e causar poluição atmosférica e do solo, cuja pena é de reclusão de 1 a 4 anos.”, detalhou. 

Conforme a delegada, moradores chegaram a tentar intervir no momento em que ele iniciou o fogo. “Nós ouvimos algumas testemunhas e moradores do local, que disseram que ele estava com um equipamento borrifando algum produto no local, e quando ele borrifava o fogo aumentava. As pessoas pediam pra ele parar, mas a intenção dele, segundo o flagranteado, era de acabar com o enxame de cabas, e ele estava tentando acabar com o fogo”. 

Segundo Viga, o produto utilizado pelo suspeito foi enviado para análise. Outros dois suspeitos que estavam na companhia do homem foram identificados e serão notificados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas