Grupos prioritários de vacinação do Amazonas estão definidos; confira

Por Portal do Holanda

23/01/2021 13h27 — em Amazonas

Ao todo são 11 níveis de prioridade em diversos setores em áreas de atuação. Foto: Divulgação/Semsa

Manaus/AM - A comissão responsável por estabelecer critérios de prioridade da vacinação contra Covid-19 no Amazonas definiu nessa sexta-feira (22) os grupos que fazem parte da primeira fase da vacinação.

Ao todo são 11 níveis de prioridade em diversos setores em áreas de atuação, e que estariam mais expostos ao vírus que causa a doença. A lista inclui trabalhadores da saúde, inclusive auxiliares administrativos e de logística, como maqueiros. Em todos os casos, a prioridade deve ser para profissionais com mais de 60 anos, diabéticos e que possuem comorbidades.

Os profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, Semi-intensiva, Unidade de Cuidado Intenso - UCI, Sala de emergência que atuam na asistência direta a covid-19 integram o grupo de prioridade máxima

Em seguida profissionais que atuam em 'Salas Rosa', responsáveis pelo pronto atendimento de casos. Profissionais que atuam em enfermarias e leitos clínicos, além de trabalhadores de laboratório, coleta, processamento de material biológico.

Profissionais de necrotério ocupam a sexta posição. Equipes de vacinação em seguida. Profissionais que atuam no acolhimento em Unidades Básica de Saúde, Tenda de Atendimento ou Centro de triagem.

Pessoas que trabalham com distribuição de alimentos em unidades de saúde, e por último, profissionais que atuam no atendimento domiciliar.

O Ministério Público do Amazonas acompanhou a formulação da resolução, e participou das reuniões com os gestores de saúde do Estado junto dos demais órgãos de controle.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas