Governo intensifica obras de recuperação das vias urbanas

Por

14/07/2014 16h22 — em Amazonas

O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, intensifica as ações de recuperação das ruas e avenidas nos bairros da capital, com o objetivo de proporcionar melhorias na mobilidade da população. As obras fazem parte da parceria “Todos Juntos por Manaus”, que teve início em janeiro, deste ano, com o investimento de mais de R$ 100 milhões, beneficiando moradores dos bairros Nova Cidade e Rio Piorini, ambos na zona norte de Manaus.
 
Nessa nova etapa, os trabalhos de limpeza, recuperação de vias, serviços de tapa-buracos e pavimentação compreendem cerca de 244 ruas do Nova Cidade e 29 km de extensão em obras nas ruas do Rio Piorini. As obras, sob a responsabilidade do Governo do Estado, estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus.
 
Os trabalhos de recuperação das vias no bairro Nova Cidade contam com 300 operários distribuídos em 14 áreas primordiais da localidade. Na avenida Nepal, uma das vias com maior fluxo de automóveis do bairro, está em andamento o trabalho de fresagem, que serve para tirar as ondulações e defeitos no asfalto para, posteriormente, realizar a pavimentação. Na rua Samarino, uma equipe está fazendo a revitalização no asfalto para melhorar o tráfego de pessoas e veículos.
 
No bairro Rio Piorini, as ruas Rio Negro e Espírito Santo estão recebendo as ações de drenagem para captação de água pluvial para evitar alagações nas ruas e terraplanagem. Os serviços estão ajudando os moradores a terem uma moradia mais digna devido à ausência de problemas na infraestrutura, segundo informou a feirante Tatiana Reis, 30 anos. “Está sendo muito importante para nossas vidas esse trabalho porque estão ficando boas as ruas, ainda mais para quem trabalha como eu no meu bairro”, comentou a feirante, enquanto vendia peixes para os fregueses.
 
Assim como Tatiana, a autônoma Wanderleia Castro, disse que ficou satisfeita com a pavimentação realizada onde ela mora na rua Mossoró, no bairro Rio Piorini. “Está muito bom. Para o que estava antes, com muita lama quando chovia, hoje passamos a viver uma nova realidade. Mas ainda estão fazendo muitas coisas nas outras ruas para ficar melhor ainda”, enfatizou a moradora.
 
Continuidade – Na primeira etapa dos trabalhos de melhorias da malha viária dos bairros de Manaus, foram feitos os serviços nos conjuntos Galiléia I e II, Carlos Braga, João Paulo II, Parque Eduardo Braga e áreas próximas ao Igarapé do Passarinho, como as avenidas Samaúma e José Henriques. No bairro Rio Piorini, cerca de 20 ruas já foram recuperadas.
 
De acordo com o subcoordenador da Unidade de Gestão Metropolitana, Ribamar Valdivino, as equipes estão trabalhando com base em um cronograma nas áreas delimitadas. “Nessa segunda etapa, as equipes do Governo do Estado estão atuando no Nova Cidade, onde temos mais de 200 ruas para fazer esse  trabalho de recuperação da malha viária. Estamos trabalhando de segunda a sábado para podemos finalizar com muito sucesso e dependendo também das condições climáticas em nossa cidade”, destacou.