Governo inicia distribuição de absorventes em Manaus
Manaus/AM - O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), iniciou nesta segunda-feira (13) a distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação integra o pioneiro Programa Dignidade Menstrual e tem como foco inicial as frequentadoras das unidades do programa social Prato Cheio na capital.
Os primeiros pontos a receberem os 200 kits por unidade foram o restaurante popular do bairro Alvorada e a cozinha popular do Bairro da União.
Os absorventes são destinados a mulheres de 12 a 50 anos, cadastradas no CadÚnico. Segundo Lane Edwards, secretária executiva adjunta da Seas, a iniciativa é "um passo fundamental no combate à pobreza menstrual", garantindo dignidade e acesso à higiene.
A distribuição nas unidades da capital segue até o final de outubro e será expandida para as 26 unidades do Prato Cheio no interior do estado a partir da próxima semana.
O programa Prato Cheio, que possui 44 unidades em todo o Amazonas, oferece refeições nutritivas a preços simbólicos (R$ 1) em restaurantes populares, e sopa gratuita nas cozinhas populares, cumprindo um papel essencial na segurança alimentar e agora, na saúde menstrual da população.
ASSUNTOS: Amazonas