O governador Roberto Cidade comandou, nesta quinta-feira (8), mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais no Amazonas para avaliar a seca, reforçar o combate aos incêndios e definir novas ações de apoio à população. Durante o encontro, o governador ressaltou a ampliação da capacidade operacional do Estado e pediu a colaboração dos cidadãos no cumprimento das normas ambientais.
Entre os dias 1º de setembro e 6 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou 4.370 focos de calor no território amazonense. Como medida preventiva, segue em vigor o Decreto nº 55.339/2026, que proíbe o uso do fogo por 120 dias em todo o estado. Além disso, o Amazonas permanece sob decretação de situação de emergência (Decreto nº 55.486/2026) devido aos impactos do fenômeno El Niño.
De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), 58,76% dos focos registrados de janeiro a setembro ocorreram em áreas federais, enquanto 14,75% foram em áreas estaduais e 26,5% em vazios cartográficos.
Para intensificar o combate no interior, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ampliou o número de bases permanentes de 11 para 25 municípios no último ano e aumentou seu efetivo de 692 para 1.651 militares. Atualmente, cerca de mil agentes atuam na Operação Amazonas+Verde, com apoio de cinco viaturas Auto Bomba Tanque Florestal e uma aeronave especializada Thrush S2R-510, que já realizou combates em Parintins, Iranduba, Itacoatiara e Manaus.
Qualidade do ar e onda de calor
A Defesa Civil do Amazonas emitiu alertas sobre as condições atmosféricas e meteorológicas no estado. A qualidade do ar atingiu níveis considerados ruins e muito ruins em dez municípios, incluindo Manaus, Parintins e Maués, além de níveis moderados em outras 14 cidades.
Paralelamente, segue ativo até domingo (11) o alerta para onda de calor, com temperaturas máximas previstas acima de 38 °C na capital e na Região Metropolitana. As autoridades orientam a população a reforçar a hidratação, evitar exposição ao sol e à fumaça, utilizar máscaras ao sair e suspender atividades físicas ao ar livre.
Em casos de emergência ou queimadas ilegais, os cidadãos podem acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), o Samu (192) ou encaminhar denúncias ao Ipaam pelo WhatsApp (92) 98557-9454 .
Aviso