Governo do Amazonas recebe usinas de oxigênio para abastecer hospitais

Por Portal do Holanda

18/01/2021 1h17 — em Amazonas

Usinas de Oxigênio (Foto: Divulgação/Secom)

Manaus/AM - O Governo do Amazonas recebeu, neste domingo (17), sete usinas de oxigênio requisitadas pelo Governo Federal, a fim de contribuir para a geração de oxigênio a uma parte dos hospitais estaduais. A previsão é de que as usinas comecem a operar nesta semana com capacidade para gerar oxigênio a 100 leitos de UTI.

A distribuição das usinas deve ocorrer da seguinte forma: duas usinas vão abastecer a enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz. Três usinas vão atender os hospitais Platão Araújo, Francisca Mendes e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Outras duas usinas restantes serão destinadas a outros hospitais a serem definidos. As estruturas foram transportadas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus, por meio de uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas. O pouso na capital ocorreu por volta das 14h45.

Chegaram a Manaus cinco unidades que produzem 13 m³ por hora, uma unidade que produz 17 m³ por hora e uma unidade de 22 m³ por hora.

As estruturas contribuirão com o sistema de gases medicinais de cada unidade, fazendo com que a longo prazo o Governo do Estado economize com a compra de oxigênio. As usinas evitarão, ainda, que os tanques das unidades sejam abastecidos de forma frequente. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas