Compartilhe este texto

Governador do Amazonas pede ao STF para não comparecer à CPI da Pandemia

Por Portal Do Holanda

08/06/2021 16h23 — em
Amazonas


Governador do Amazonas, Wilson Lima. Foto: Divulgação/ Secom

Manaus/AM - Com depoimento marcado para esta quinta-feira (10), o governador do Amazonas, Wilson Lima, entrou com pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer à CPI da Covid. Além de Lima, o depoimento de outros oito governadores também foi anunciado.

Desde então, cerca de 20 governadores, incluindo o do Amazonas, acionaram o STF para tentar impedir as convocações. A relatora do caso, Rosa Weber, determinou à CPI que se manifestasse, mas Omar Aziz (PSD-AM), que preside a CPI, pediu a rejeição da ação.

Segundo o G1, a defesa de Wilson Lima argumentou que a convocação de um governador é inconstitucional e viola o princípio de não intervenção federal nos estados.

Os advogados pediram ainda que os senadores da CPI da Covid não possam fazer perguntas sobre seu envolvimento em um suposto esquema de corrupção ligado ao enfrentamento da pandemia no estado.

O governador foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça sob suspeita de desvio de recursos para a compra de respiradores. Ele nega as acusações.

A PGR suspeita de um prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres público. Na semana passada, o governador foi alvo de nova busca e apreensão em apuração sobre suspeita de irregularidade na construção de hospital de campanha para pandemia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas