Compartilhe este texto

Golpistas usam ligação muda para clonar vozes e aplicar fraudes, alerta PC-AM

Por Portal Do Holanda

04/12/2025 10h10 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/PC-AM

Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem se espalhado pelo estado: a chamada ligação muda. A técnica consiste em telefonemas de números desconhecidos em que o interlocutor permanece em silêncio ou faz perguntas curtas, esperando que a vítima continue falando. O objetivo dos criminosos é capturar trechos de voz para cloná-la e utilizá-la em fraudes.

Segundo o 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), golpistas utilizam números obtidos ilegalmente, muitas vezes adquiridos na chamada “Dark Web”, e fazem ligações aleatórias para potenciais vítimas. A tática busca induzir a pessoa a manter o diálogo, permitindo que os criminosos gravem o material necessário para imitar a voz.

De acordo com o delegado Adriano Félix, com a voz clonada os criminosos conseguem simular pedidos de transferência via Pix a familiares, além de se passar por bancos e órgãos públicos para aplicar golpes. “A aparente falta de comunicação tem como objetivo fazer com que a vítima continue falando. Depois, a voz é clonada e usada em fraudes que podem convencer parentes e instituições financeiras”, explicou.

A polícia orienta que, ao atender um número desconhecido e perceber silêncio, perguntas desconexas ou respostas automáticas, o cidadão deve desligar imediatamente para evitar que sua voz seja capturada. O delegado reforça ainda que qualquer solicitação de dinheiro ou pagamento deve ser confirmada por outro meio antes de ser atendida.

A PC-AM pede que vítimas procurem o 22º DIP, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) ou outras unidades da polícia, levando todas as informações possíveis para auxiliar nas investigações. Denúncias também podem ser feitas pelos números 197, (92) 3667-7575 e 181.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas