Compartilhe este texto

Gastronomia Mediterrânea é tema de Curso na Alquimia Arte Culinária

Por Portal Do Holanda

11/07/2016 12h30 — em
Variedades



Aprovada em 2013 como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, a Dieta Mediterrânea estará em pauta, ou melhor, na mesa do curso de Gastronomia Mediterrânea da Alquimia Arte Culinária, neste sábado (16) à tarde. Inspirada originalmente nos padrões da cozinha grega, da Itália, Espanha e de outros países banhados pelo mar Mediterrâneo, esse cardápio saudável tem como base o uso de azeite, legumes, cereais não refinados, frutas, vegetais, peixes, frutos do mar, lacticínios e vinho, tendo como vantagem o baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada - carnes vermelhas e produtos lácteos gordurosos - diminuindo assim o risco de doenças crônicas não transmissíveis e aumentando a longevidade.

 O curso trabalha a culinária mediterrânica baseada nas oliveiras e uma grande variedade de ervas aromáticas. Esses ingredientes dão cores e sabores especiais aos pratos que estarão no cardápio deste sábado na mesa dos alunos da Alquimia, sob a direção do Chef Fernando Souza.

Pra quem curte essa saudável gastronomia, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail  [email protected] ou pelo whatsApp 99193-9064 para a turma deste sábado. As vagas são limitadas e as aulas serão realizadas em dois módulos, das 14h30 às 18h.

 No primeiro módulo os alunos aprendem a fazer uma entrada de houmus de feijão branco com pão artesanal, prato principal de paella de frutos do mar e sobremesa de torta de ameixa fresca com mel de alecrim. No segundo, entrada de limão siciliano, recheado de mussarela de búfala e salsa de tomate. O prato principal é um pernil de cordeiro assado com batatas coradas. De sobremesa panacota de iogurte, calda e farofa de damasco.

 “A culinária mediterrânea trás uma miscigenação de pratos e sabores de vários países dessa região. Vamos trabalhar com seis pratos ensinando em aulas práticas e com muita cultura e história”, informa o Chef, Fernando Souza.  

Para seguir essa alimentação saudável dos mediterrâneos, os especialistas recomendam adotar os mesmos hábitos alimentares dos habitantes dos 22 países banhados pelo Mediterrâneo, entre eles o Marrocos, Grécia, Turquia, Líbia e Egito. Nessa região, a população costuma apresentar longevidade com baixo índice de infarto e câncer, o que levaram as receitas ao resto do mundo. Ainda segundo nutricionistas, os elementos da culinária são primordiais para uma boa alimentação, assim como o baixo consumo de carnes vermelhas.

  “Frutas e hortaliças possuem grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que previnem o câncer. Os cereais integrais são fontes de vitamina e energia. As leguminosas são fundamentais para uma alimentação saudável, por isso o consumo regular evita o câncer de intestino e diminuem o nível do colesterol ruim (lDL), prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares”, previne a Nutricionista do sistema de saúde Hapvida, Raissa Lima.

De acordo com Raissa, o consumo de peixes proporciona benefícios à saúde como diminuição dos riscos de doenças do coração, vascular cerebral, redução da pressão arterial e ação anti-inflamatória, assim como a taxa de triglicérides e colesterol no sangue. Ainda, segundo Raissa Lima, as oleaginosas, muito consumidas na região do Mediterrâneo, fornecem gorduras boas que ajudam a reduzir o colesterol, possuem vitamina E e Selênio, excelentes na ação antioxidante.

 “A única resalva que faço é com relação ao excesso de vinho, que faz parte dessa dieta mediterrânea, mas que deve consumido com moderação na harmonização com os pratos. Não deve se ultrapassar uma taça ao dia”, recomenda a Nutricionista do Hapvida.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, gastronomia, Manaus, Variedades

+ Variedades