Compartilhe este texto

Garimpeiros ameaçam receber polícia a tiros se tentar retirá-los do Rio Madeira no Amazonas

Por Portal do Holanda

26/11/2021 10h20 — em
Amazonas


Dragas formam uma grande vila flutuante no percurso do rio - Foto: Bruno Kelly/Greenpeace

Manaus/AM - A situação dos garimpeiros que tomaram conta do Rio Madeira, na região de Autazes no Amazonas, tem se tornado cada vez mais perigosa.

Isso porque os grupos têm ameaçado entrar em confronto com a polícia caso ocorra a tentativa de retirá-los da área.

Os garimpeiros têm trocado mensagens combinando um “esquema de vigilância”, para não serem surpreendidos pelas autoridades.

Eles ainda afirmam que quem tentar se aproximar para expulsá-los, será recebido a tiros.

Recentemente, a Polícia Federal afirmou que organiza uma operação com a ajuda de outro órgãos para remover as mais de 300 dragas que estão no local, a maioria de forma ilegal.

Nessa quinta-feira (25), o vice-presidente também falou sobre o assunto e disse que a Marinha será fundamental na missão.

Ele disse ainda que uma fiscalização deve ocorrer na “vila flutuante” que se formou no local e avisou que todas as embarcações irregulares serão apreendidas.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas