Compartilhe este texto

Garantido se posiciona após críticas e contesta “falsas narrativas”

Por Portal Do Holanda

04/07/2025 12h34 — em
Amazonas


Foto: Mauro Neto/Secom

Manaus/AM - Nesta quinta-feira (3), o Boi Garantido divulgou uma nota oficial em resposta às críticas feitas por Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, que voltou a questionar a imparcialidade no julgamento do Festival Folclórico de Parintins.

Amoedo acusou a organização do evento, além de autoridades locais, incluindo o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, de favorecimento e irregularidades no processo. Em reação, o prefeito classificou as declarações como "irresponsáveis e imaturas".

Na nota, o Garantido afirma que seguiu os trâmites legais antes do festival, incluindo a solicitação formal de substituição de três jurados por possíveis ligações com o Caprichoso, pedido que foi negado pela Justiça do Amazonas. Mesmo assim, a agremiação diz ter optado por manter o respeito ao processo e levar seu espetáculo à arena “de cabeça erguida”.

O texto reforça que a disputa é avaliada por critérios técnicos em 21 itens, e critica o que chama de tentativa de reduzir o festival a apenas um aspecto da apresentação. O Garantido também denuncia ataques virtuais, intolerância religiosa, misoginia e disseminação de falsas informações por parte do grupo adversário.

Ainda segundo a nota, até o momento, nenhuma prova concreta foi apresentada pelo Caprichoso. A associação destaca o empenho de seus artistas e rejeita tentativas de deslegitimar a vitória, afirmando que ela foi conquistada com “trabalho, dedicação e amor à cultura popular”.

Por fim, o Garantido repudia o uso do recente luto vivido pela associação em discursos políticos ou midiáticos, considerando tal atitude desrespeitosa. A nota encerra com um apelo à responsabilidade e celebra a conquista do 33º título no Festival de Parintins, em 2025.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas