Início Amazonas FVS recomenda ampliar vacinação contra dengue em municípios do Amazonas
Amazonas

FVS recomenda ampliar vacinação contra dengue em municípios do Amazonas

Envie
FVS recomenda ampliar vacinação contra dengue em municípios do Amazonas
FVS recomenda ampliar vacinação contra dengue em municípios do Amazonas
Envie

Manaus/AM - Por conta da proximidade do vencimento das vacinas contra a dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), recomenda, a partir desta quinta-feira (18), que os municípios ampliem a imunização entre pessoas na faixa etária de 10 a 59 anos de idade.

A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e a operacionalização da ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. A decisão visa evitar a perda de doses e utilizar as vacinas disponíveis nos estoques dos municípios.

“É importante seguir a recomendação e manter-se imunizado. O Governo do Amazonas pede apoio da população para que siga os calendários de vacinação, como prevenção às doenças. Neste momento, em especial, imunizando-se contra dengue”, reforça a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

No Amazonas, os municípios, portanto, poderão ampliar a faixa etária para vacinação contra a dengue dos 10 aos 59 anos de idade, caso haja doses com vencimento até o fim de abril de 2024, de acordo com a disponibilidade nos municípios.

“Essa é uma medida temporária aplicável apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de abril de 2024. Quem receber a primeira dose precisa completar o esquema vacinal de duas doses. Ao decidir pela ampliação, os municípios devem avaliar a estratégia a partir da disponibilidade das doses em estoque”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Prevenção à dengue

A vacinação contra a dengue é uma estratégia complementar de prevenção à doença. A FVS-RCP informa, ainda, que a estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é a eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

 

Siga-nos no

Google News