Compartilhe este texto

FVS monitora qualidade de água para o Festival Folclórico de Parintins

Por Portal do Holanda

22/06/2022 23h05 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - No período que antecede e durante a 55ª Festival Folclórico de Parintins, de 24 a 26 de junho, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), dá suporte ao monitoramento da qualidade da água nos principais pontos estratégicos de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O monitoramento é realizado por técnicos estaduais da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB), do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da FVS-RCP, em parceria com os técnicos municipais do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).  O objetivo é verificar a qualidade da água distribuída para a população e visitantes de Parintins. 

Nesta quarta-feira (22), as equipes realizaram visitas técnicas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Parintins e, também, ao Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen. Nas duas unidades foi verificado o processo de tratamento e qualidade da água.

Ainda durante esta semana, a equipe estará fazendo novas coletas de amostras de água no Centro Cultural de Parintins, conhecido como Bumbódromo; nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Hospital Padre Colombo e principais pontos turísticos de Parintins.

A bióloga da Gerência de riscos não biológicos (GRNB) da FVS-RCP, Ana Lucy Magalhães, informa que o acompanhamento é executado por meio de coletas, análises microbiológicas e fisioquímica, seguindo os parâmetros básicos para contribuir na promoção da saúde da população.

“Com essas ações de vigilância em saúde, vamos reduzir os riscos de doenças de veiculação hídrica e tomar medidas, adotando ações de prevenção e segurança sanitária”, ressalta Ana Lucy.   

Programa Vigiagua

Visando melhorar a qualidade da água de consumo humano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), a fim de proporcionar à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas