Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), instalou em Manacapuru, município a 68 quilômetros de Manaus, uma Sala de Situação de Resposta Rápida em Sarampo e enviou 10 mil doses a mais da vacina contra o sarampo. O município já registrou 152 casos suspeitos de sarampo. Nenhum ainda confirmado.
A estratégia, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, tem como principal função intensificar as ações de vigilância em saúde e assistência aos pacientes com suspeita da doença. De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, as doses extras da vacina tríplice viral são para a realização das ações de varredura e dos bloqueios necessários às pessoas que mantiveram contato com os casos suspeitos. Ele ainda salientou que A Sala de Situação está em pleno funcionamento e está identificando e mapeando onde estão sendo notificados casos da doença. Até o momento, 18 bairros na área urbana e 14 comunidades rurais apresentam notificações de sarampo.
Em Manacapuru, 42% dos casos suspeitos são entre pessoas de 15 a 29 anos e 35% são menores de cinco anos de idade. De acordo com o último boletim da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas, 11ª edição, o Estado tem 905 casos notificados da doença, sendo 842 em Manaus.
