FVS inclui taxa de ocupação de leitos em boletim diário sobre Covid-19

Por Portal do Holanda

29/10/2020 10h47 — em Amazonas

Internações adultas e infantis terão levantamentos específicos para cada categoria. Foto: Reprodução/FVS

Manaus/AM - Como resultado da reorganização da rede estadual de assistência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a partir desta edição (nº 208), do Boletim Diário Covid-19, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgada nesta quarta-feira (28/10), passam a ser apresentadas as informações de taxa de ocupação geral de leitos com os números de internações com menos de 20 dias (pacientes na fase aguda da doença e em período de transmissão) e de internações superiores a 20 dias (pacientes em fase fora do período de transmissão da doença, mas que ainda necessitam de atendimento hospitalar especializado).

Outra informação nova na edição, apontada pela SES-AM, é a separação de internações adultas e infantis, com a finalidade de apresentar com maior precisão a taxa de ocupação de acordo com o perfil de pacientes.

Em relação ao cenário epidemiológico, o boletim da FVS informa 865 novos casos da doença. Dentre eles, 802 – 377 na capital e 425 no interior – foram detectados por testes rápidos, que identificam os anticorpos, sendo a maioria dos casos antigos que podem ter ocorrido no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença.

Outros 63 foram detectados por RT-PCR, que aponta casos novos entre o 3º e o 6º dias da doença. Do total de casos detectados por RT-PCR, 41 são na capital e 22 do interior, totalizando 159.583 casos da doença no estado.

Conforme o boletim, foram confirmados 13 óbitos por Covid-19, sendo oito ocorridos no dia 26/10 e cinco óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 4.491 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (27/10), foram registrados 36 sepultamentos e sete óbitos em domicílio. O boletim acrescenta ainda que 19.045 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,88% dos casos confirmados ativos.