Início Amazonas FVS alerta para proibição do uso de cigarro eletrônico no Brasil
Amazonas

FVS alerta para proibição do uso de cigarro eletrônico no Brasil

FVS alerta para proibição do uso de cigarro eletrônico no Brasil
FVS alerta para proibição do uso de cigarro eletrônico no Brasil

Manaus/AM - O uso de cigarros eletrônicos no Brasil está proibido pela Anvisa por conta dos graves riscos à saúde que vem causando a quem faz uso do produto. A lei está em vigência de 2009 e tem sido reforçada no estado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

"Os cigarros eletrônicos podem conter substâncias tóxicas, entre elas compostos desconhecidos, e seu uso tem sido associado a vários problemas de saúde, principalmente doenças respiratórias e vasculares em geral. A proibição pela Anvisa é uma medida de proteção à saúde coletiva e deve ser respeitada", afirma Tatyan Amorim, diretora-presidente da FVS.

O responsável pela Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, destaca os riscos à saúde para quem faz uso de cigarros eletrônicos. “A proibição é uma medida que salva vidas e promove saúde pública. Sejam eletrônicos ou convencionais, os cigarros apresentam riscos à saúde”, acrescenta.

Proibição

A Anvisa manteve, no dia 19 de abril, a proibição de cigarros eletrônicos. A decisão é resultado do processo regulatório que revisou a regulamentação desses produtos no país e as informações científicas mais atuais disponíveis sobre esses equipamentos.

A atualização da norma proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar. Com isso, qualquer modalidade de importação fica proibida, inclusive para uso próprio e na bagagem de mão do viajante.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?